A comunicação é indispensável para manter contato permanente e trocar informações entre produtores, fornecedores e compradores. Isto é o que garante segurança e participação em todo processo de venda e é também aquilo que melhora a chance de realizar um bom negócio.
Numa produção rural, há uma grande variável no número de fornecedores, produção e vendas. Por este motivo, é fundamental ter acesso a cada quantidade de sementes, fertilizantes e tecnologia. Pois, isto é o que abastece a produção. Logo, é necessário uma comunicação rápida e precisa para concretizar o negócio com exatidão.
Como todo negócio, existem outros participantes deste processo, cujas características devem ser consideradas na hora de a empresa se comunicar. No caso de revendedores de fertilizantes e outros produtos químicos, por exemplo, a comunicação deve acontecer com todos estando no mesmo nível de informações. Por exemplo, ao acertar uma venda para um produtor de soja, é preciso entender como funciona essa cultura, o que pode ser usado na produção, com que benefício, entre outras informações.
Por fim, há ainda a questão do contato entre o produtor rural como fornecedor de matéria-prima, e a agroindústria. O poder desse fornecedor vai depender e variar de acordo com a cultura plantada e a região onde ele está; em alguns casos, influencia até no preço do produto. Por isso, a comunicação entre esses dois pontos da cadeia pode se tornar bastante complexa com diferentes camadas de informação.
Diante de tantas variações, o agronegócio deve ter um software que dê conta desta complexidade para otimizar os resultados finais. Pensando nisso, o BrERP, sistema de Gestão Integrada da devCoffee, tem se apresentado como um forte aliado ao agricultor. Afinal, nele, pode acontecer a troca de informações em tempo real. O que facilita a gestão e garante que tudo seja feito na medida.
Além disso, a plataforma oferece ao produtor, além da garantia de que receberá os insumos e equipamentos necessários dentro do prazo, uma série de funções avançadas para trabalhar lado a lado de cada setor do negócio. Permitindo interações entre si.