Com o advento da tecnologia, gerenciar uma companhia se tornou mais fácil. Afinal, agora, os empresários tem acesso a informações disponíveis online através de dispositivos móveis ou locais. No entanto, após o grande ataque cibernético realizado a nível mundial, a segurança dessas informações passou a ser uma das principais preocupações dos executivos ao redor do globo.
Em geral, ataques como esse roubam informações e inviabilizam seu resgate, a não ser que um pagamento seja realizado como resgate. Por isso, resolvemos fazer um artigo onde explicamos melhor este tipo de ataque que, infelizmente, vem ocorrendo a cada dia com maior frequência.
Como foi o último ataque?
Considerado o pior ataque ransomware (sequestro de informações) da história, o Wannacry (nome dado ao ataque) afetou computadores que usam Windows em todo o planeta. Além disso, pessoas físicas, empresas, organizações sociais e governamentais foram afetados pelo ramsomware, o qual deixou os equipamentos praticamente sem acesso e utilização. Ao todo, foram detectados mais de 250 mil usuários afetados numa média de 150 países.
Para solucionar o problema, esses sistemas deveriam pagar um resgate em bitcoins (moeda digital). Por este motivo, o bloqueio gerou prejuízos e deixou em alerta toda a população.
Como um ERP pode ser afetado?
Devido a utilização de ERP, muitos empresários ficaram preocupados, pois com o bloqueio do sistema, o prejuízo pode ser inimaginável. Dessa maneira, cabe ao empresário ter um ERP que garanta segurança das informações e estejam preparados para ataques remotos. Pois, caso aja fragilidades, essas podem ser consequências graves:
- Vazamento de dados
- Roubos e adulterações
- Vírus
Como evitar esses ataques?
Em primeiro lugar, procure optar por sistemas de gestão alocados na nuvem, de modo que suas informações sejam criptografadas e seguras. Além disso, tenha certeza de que seu sistema possui VPN e Firewall.
Neste caso, opte pelo BrERP, desenvovlido pela devCoffee Business Solutions, o qual é acolado na nuvem e garante segurança total das informações. Além de disponibilizar backups automáticos e suporte técnico.
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